sexta-feira, 20 de março de 2009

Fringe - Episódio 1x07 In Which We Meet Mr. Jones

Esse episódio é um dos que deixaram ganchos para os seguintes. Portanto é bem interessante do ponto de vista geral e evolutivo da trama. Vamos a ele.

Como você deve lembrar, o episódio foi centrado no agente Loeb e no prisioneiro Mr. Jones. O primeiro é acometido por uma doença, na qual um parasita se desenvolve em volta do seu coração. Mr. Jones é a única alternativa para curar o agente.

A primeira imagem interessante do episódio surge quando Samantha fala com Olívia Dunham, pela primeira vez, e entrega a ela duas coisas que, segundo ela, estavam junto com o que ele trouxera de Frankfurt.
Entra essas coisas, destaque para o livro A Christmas Carol (conhecido no Brasil como Um Cântico de Natal), escrito por Charles Dickens e publicado pela primeira vez em 1843. Conta a história de um homem, Ebenezer Scrooge, um homem avarento que não gosta do Natal.


"Ebenezer" significa "pedra de socorro" ou "gratidão". Trata-se do lugar onde os filisteus derrotaram os israelitas e tomaram a Arca da Aliança, no tempo de Eli. Foi uma pedra que Samuel levantou em Ebenézer para comemorar a vitória dos israelitas sobre os filisteus no mesmo lugar de sua derrota anterior. Não sei se esse nome tem tanta relação com Fringe, mas sabemos que, ao que tudo indica, existe uma guerra por acontecer.

Para saber mais sobre A Christmas Carol e Chales Dickens visite o Wikipedia com este link. E quem quiser baixar o livro, em inglês, segue o link.


Bem, agora mais uma aparição do Observador. Ocorre quando Dunham chega no aeroporto.



Outra imagem que chamou a minha atenção, é uma seta que aparece na parede da prisão Wissenschaft, quando Olívia tenta falar com Mr. Jones.

Não tenho idéia do que signifique, se é que significa algo. Mas é a única seta que aparece nesta parede por todo o corredor. Alguma sugestão?


Chegando ao fim, deixo vocês com mais um da série "como enquanto penso", do nosso cientista querido. Walter's Lab Notes...


É isso. Próximo episódio, The Equation. Até lá.

Thiago Silva
Ao som de Damien Rice - Delicate

9 comentários:

Herikinha disse...

Thiago....nenhuma sugestão sobre a seta....mas, bem que a Olivia podia ter olhado pra cima neste momento, e a câmera ter acompanhado seu olhar, né?! rsrs!!!! Nesse episódio, ficou fácil achar o Observador! Na minha opinião, esse episódio foi um dos meus favoritos, o outro que gostei demais foi o episódio 10, onde houve aquela primeira pausa, mas que deixou um gancho extraordinário para o episódio seguinte!!!
E, como sempre, parabéns pelos comentários excelentes, e, fico feliz que vc está conseguindo um tempinho maior para postar novidades por aqui!!!! Minha ânsia por Fringe agradece!!!!!

Thiago Ferreira disse...

É Herikinha, bem que a câmera poderia ter mostrado o que havia acima da seta...
Tem razão sobre o episódio 10(Safe), muito bom mesmo. Depois dele seguem episódios muito bons.
Vou tentar postar mais uns dois essa semana.
Abraço

Herikinha disse...

Sumiu de novo, Thiago, rsrs!!!! Imagino que seu tempo está muito escasso (o que é muito ruim, pq não sobra um tempinho extra pra vc se dedicar aos posts), que penaaaaaa!!!!! Olha, a série realmente voltou com tudo! o episódio 17, último que passou nos EUA, foi simplesmente de arrepiar!!!! Muito bom mesmo!!!!
Thiago, preocupa não, sou paciente, e vou esperar seus maravilhosos posts!!!!
Bjinhos!!!!

Thiago Ferreira disse...

Pois é Herikinha, mais uma vez tive que me ausentar do blog. Estava tentando atualizar nessa pausa da série, mas não deu mesmo.

Ah, quanto ao episódio 17, concordo com você. Que episódio fantástico. No melhor estilo Lost de ser. Gostei bastante. Cada informação revelava algo novo e cada vez mais Olívia chegava perto da verdade. Uma continuidade perfeita. E amarrando mais pontas, né? Principalmente sobre a droga/"medicamento" cortexiphan. E o final, hein? Surpreendente. Espero que siga assim até o final da temporada.

Tentarei postar mais, ok?

Abraços

Herikinha disse...

Thiago, eu fiquei totalmente pasma com o final (tive a mesma sensação com "A Bruxa de Blair"- > filme ruim, mas aquele final, de arrepiar!!!!!!!!!) Eu já havia lido alguns spoilers por aí do que estava por vir, mas pensei que seria de uma forma beeeeem diferente, nada comparado ao desfecho desse episódio!!!! Até chegar semana que vem pra eu assistir outro episódio!!!!! E concordo com vc, qdo diz que está bem ao 'estilo Lost de ser'! JJ não brinca em serviço, rsrs!!!! Se Lost me amarrou de uma forma inexplicável, Fringe conseguiu em mim o mesmo efeito! Simplesmente amo essa série!!
Bjos, e até mais!

Herikinha disse...

Estou super-ultra-mega satisfeita com a Season Finale!!!! Foi totalmente sensacional o gancho que se criou....nem por um momento, cheguei a imaginar o que iria acontecer!!! Tá certo, que o episódio em si, foi um pouco confuso e estranho, mas de um modo geral, adorei!!
Thiago, vc desanimou de vez de postar novidades por aqui???? Snif, snif.....

Thiago Ferreira disse...

Herikinha, se eu disser que só assisti até o Episódio 17 - Bad Dreams? E pior, ainda nao vi o final da temporada de Lost. Pois é, pra você ter idéia.
Escrever no blog sempre foi algo que pretendi, mas as coisas começaram a ficar apertadas. Porém não vou parar de escrever, só não sei ao certo quando poderei retomar.
Não deixe de ficar dando uma passada por aqui, ok?

Abraço.

Herikinha disse...

Nossa!!!! Ficar sem ver Fringe por um dia, uma semana, até vai...mas ser ver LOST????? E pior: a Season Finale????? Eu nem durmo à noite, tamanha é minha ansiedade, rsrs!!!! Só sei, que naquela única semana, todas minhas séries favoritas terminaram: Dr. House, Fringe, Lost e Prison Break....Baixarei algumas outras séries, e começarei a acompanhar outras novas, pra ver se pelo menos assim, o vazio que ficará até o retorno de quase todas as séries (tirando PB, que foi a Serie Finale), seja preenchido!
Compreendo sua falta de tempo! Liga não! Vc vai acabar dando um jeitinho, rsrs!!! Até mais!

Thiago Ferreira disse...

Também não assisti o final de Prison Break. Essa semana acho que fico em dias...hehe
Quero, em breve, voltar a postar aqui pra que na segunda temporada eu possa escrever logo que o episódio sair.

Abraço.